sexta-feira, 28 de março de 2008

A Luz

A luz é ma forma de energia que se propaga nos meios materiais e também no vácuo. A luz emitida pelo sol chega a nós em 8 minutos e 20 segundos, percorrendo 150 milhões de quilômetros a uma velocidade de 300 mil quilômetros por segundo.

A grandeza 1 ano-luz corresponde a distância percorrida pela luz durante um ano, no vácuo. Para tranformarmos 1 ano-luz em quilômetros, devemos multiplicar a velocidade da luz no vácuo (300 000 km/s), pelo intervalo de tempo de 1 ano que, em segundos, corresponde a 31500000 s. Assim temos: 1 ano-luz = 9500000000000 km.

A luz emitida pelo Sol é branca, uma luz policromática (várias cores) que pode ser decomposta em luzes monocromáticas (uma só cor). As luzes monocromáticas principais que compõe a luz branca são sete: vermelha, alaranjada, amarela, verde, azul, anil e violeta. Para observarmos a decomposição da luz branca em suas cores componentes principais, basta fazermos a luz solar incidir sobre um prisma ou sobre gotículas de água (arco-íris).




Cada cor possui uma energia diferente, e a energia aumenta da cor vermelha para a violeta, mas todas as cores propagam-se no vácuo com a mesma velocidade: 300 000 km/s.


Nos meios homogêneos e transparentes, a luz se propaga em linha reta. Para representarmos a propagação retilínea da luz utilizamos os raios de luz que são linhas orientadas que representam a direção e o sentido de propagação da luz. O conjunto de raios de luz constitiu em feixe de luz. Assim, podemos ter feixe de luz constituído por raios paralelos, convergentes ou divergentes. Com base no conceito de raio de luz, podemos representaros três fenômenos luminosos básicos: reflexão, refração e absorção.


A reflexão regular é obtida quando a luz incide sobre superfícies totalmente polidas, como no caso dos espelhos. E a reflexão difusa é obtida em superfícies ásperas, como no caso de uma parede pintada de branco.


Meios ópticos:

Um meio é dito opaco quando a luz praticamente não se propaga nele. Exemplos: madeira e metais. Diz-se translúcido quando a luz se propaga. E, diz-se transparente quando a luz se propaga a grandes distâncias e segue trajetórias previsíveis e bem determinadas. Note que, por exemplo, a água, pode ser considerada transparente se a espessura da camada de água permitir a passagem de luz nas condições descritas acima, e pode ser considerada opaca se a espessura da camada de água for considerável, como no caso dos oceanos.


Formação de imagens no espelho plano:

Consideramos um objeto real situado diante de um espelho plano, conforme ilustra a figura a seguir:

A luz emitida pelo objeto sobre reflexão no espelho e atinge os olhos do observador, que tem a impressão de que a luz vem de trás do espelho.

Um comentário:

Unknown disse...

to estudando issu ¬¬