quinta-feira, 27 de março de 2008

Carga Elétrica

A matéria é formada por átomos, que por sua vez são constituídos por um pequeno núcleo central e por uma eletrosfera.

O núcleo é a parte central do átomo, em que se localiza praticamente toda a massa do átomo e onde encontramos várias partículas, das quais, do ponto de vista da eletricidade, destacamos duas: prótons e nêutrons.

. Prótons: partículas que apresentam a propriedade denominada carga elétrica, ou seja, trocam entre si, ou com outras partículas ações elétricas de atração ou repulsão. Os prótons são partículas portadoras de carga elétrica positiva.

. Nêutrons: partículas que apresentam carga elétrica nula, ou seja, não trocam ações elétricas de atração ou de repulsão.

A eletrosfera é uma região do espaço em torno do núcleo onde gravitam partículas menores, denominadas elétrons. Os elétrons possuem massa desprezível quando comparada a dos prótons ou dos neutrôns. Os életrons são portadores de carga elétrica negativa.




Quantidade de carga elétrica :

Aos corpos, ou as partículas, que apresentam a prorpiedade denominada carga elétrica, podemos associar uma grandeza escalar denominada quantidade de carga elétrica, representada pelas letras Q ou q.

A quantidade de carga elétrica positiva do próton e a quantidade de carga elétrica negativa do elétron são iguais em valor absoluto, e correspondem a menor quantidade de carga elétrica encontrada na natureza, até os dias atuais. Essa quantidade é representada pela letra e e é chamada de quantidade de carga elétrica elementar.

Em 1909, a quantidade de carga elétrica elementar foi determinada experimentalmente por Millikan. O valor obtido foi: e = 0,00000000000000000016 C .

Nessas condições, podemos escrever as quantidades de carga elétrica do próton e do elétron como sendo: q = +e = +0,00000000000000000016 C

Q = -e = -0,00000000000000000016 C

Para o nêutron temos: q = 0

Nenhum comentário: